segunda-feira, 30 de junho de 2008

CLIC!!

Incrível como o "antigo" pode se tornar "cult"!

Durante essa semana retratei meu alunos em sala de aula com uma antiga câmera fotográfica herdada do meu pai!

Uma máquina baseada apenas nos poderes da física e da mecânica!
Sem LCD... sem redutor de olhos vermelhos.... sem flash... sem bateria ou pilha... sem NADA!

Uma Olympus Trip 35!!
A maioria dos meus alunos olhavam com espanto e curiosidade para essa máquina fotográfica, que as impossibilitaram de olhar o resultado da "chapa" de forma imediata e dizerem: " Apaga que eu não sai bem! Bate outra!!!

Os tempos mudaram... e hoje, tudo é exigido para ontem!!!
Mas nessa semana eu consegui um feito: um "clic" de verdade!!
Consegui vencer a pressa, voltar alguns anos no tempo, registrando um segundo congelado para sempre!!
Meu Deus... quanto saudosismo... to ficando véio!

Abraço a todos!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

O LIXO!


O LIXO:

O que pode acontecer se não tomarmos vergonha na cara e cuidarmos do nosso lixo???


Lixo domestico, adubos sintéticos, defensivos agrícolas (inseticidas, fungicidas e herbicidas), esgotos, dejetos das industrias, de couros, e outras...


O que estamos fazendo com o nosso mundo...
Os depósitos de lixo a céu aberto levam à proliferação da população de ratos e insetos, e representam um grande acumulo de matéria orgânica. Essa se decompõe e produz o chorume um composto líquido altamente tóxico que penetra no solo, contaminado a si e aos lençóis freáticos.

As conseqüências são a contaminação da população que usa essa água para consumo quando ela não é tratada, obtida diretamente de poços particulares. Além disso, essa água contaminada também pode causar doenças nos animais que a consumirem. Outro problema é que o chorume acidifica o solo, tornando-o problemático para a produção agrícola, necessitando fazer correções, a calagem.


Existem várias maneiras de se eliminar o lixo, a fim de evitar pragas e o chorume, que são a incineração, a compostagem, etc.

1 - A incineração é a queima direta do lixo em fornos especializados de altas temperaturas. O inconveniente é a poluição atmosférica, pela liberação principalmente de gases carbônicos. É ideal para o lixo hospitalar, rico em microrganismos muito fortes, como vírus.

2 - A compostagem é o processo de decomposição fermentativa de lixo orgânico, o resíduo da cana, restos de alimentos, fezes, etc, para ser utilizado depois como fertilizante na agricultura. No meio urbano é muito utilizada essa técnica. Uma variante da compostagem é a formação de biodigestores, que são reservatórios geralmente no solos, bem impermeabilizado, onde são jogadas as fezes, urina e outros compostos orgânicos para fermentarem, obtendo assim gás metano para fogões, geladeiras, luz, etc e adubo orgânico.
3 - Os Aterros sanitários é uma alternativa de grande eficiência para as grandes cidades. O aterro é uma grande buraco no solo, impermeabilizado com concreto e piche, para conter o chorme principalmente. A cada camada de lixo orgânico despejada aplica-se uma camada de terra também, terraplanada, e assim sucessivamente.

Boas soluções existem!!!

Temos que separar nosso lixo em casa....e cobrar dos governantes atitudes que protejam nosso meio.

Abraço a todos!

terça-feira, 17 de junho de 2008

Vamos dormir!!!

Nossos vestibulandos as vezes se esquecem que, tão importante quanto o estudo, é o descanso e o relaxamento!

Nos últimos anos, os cientistas descobriram que o sono é mais do que uma simples regeneração do nosso sistema nervoso. Durante o sono, dá-se a activação do processo de aprendizagem, essencial para a formação da memória a longo prazo.
A memória inicial, que se forma assim que aprendemos uma nova tarefa, é susceptível a interferências. Ao fim de um tempo específico, inicia-se um processo automático designado de consolidação da memória, que estabiliza essa memória.

A consolidação da memória prossegue durante o sono, mas levando ao efeito adicional de aumento da memória. Como consequência, o nosso cérebro funciona melhor após uma sesta e, ainda melhor, após uma noite de sono, ... além disso, se nos encontramos empenhados na procura de uma solução para um problema complicado, enquanto dormimos o nosso cérebro continua a trabalhar na procura dessa solução.

Maiores detalhes sobre as fases do sono vcs podem encontrar no link abaixo em um texto que foi traduzido por Ana Luísa Carvalho.

Grande abraço!

http://www.scienceinschool.org/2006/issue3/sleep/portuguese

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Exercícios de genética.

Bom pessoal...
Como eu sei que gostam de se divertir com os estudos, estou enviando mais algumas brincadeiras para vocês.

Nessa lista existem 64 exercícios de genética, divididos por tema.
Os exercícios estarão disponíveis no xerox ao lado do G10!

Espero que se divirtam!!

O gabarito sai ainda essa semana!

Abraços a todos!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

TUDO NOVO!

Bom pessoal!

Agora tudo novo!

Estou mudando não só o layout do meu blog, mas também a proposta dele.
Agora vou falar mais sobre a biologia em si... sem esquecer da biologia do cotidiano., falando mais sobre o vestibular e conteúdos específicos!

Estou também lançando questões semanalmente!
Escolha a sua resposta e VOTE!!

Espero que gostem e participem!

Abraços a todos!