segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Cotas = Apartheid

Sobre as cotas em universidades: sou contra.
Explico...

Na Africa do Sul em 1948, tornou-se oficial o regime de separação entre brancos (colonizadores e absoluta minoria) e negros: o "Apartheid".
Esse triste capítulo de história mundial só começou a ser mudado na década de 90, através de um líder negro chamado Nelson Mandela, que conseguiu assumir a presidência do país em 1994 e finalmente deu fim a essa SEPARAÇÃO.

Vc é a favor de algum tipo de separação entre brancos e negros?

Hj o que se vê no Brasil (país que se diz multiracial e sem preconceitos) é uma nova forma de "apartheid" (separação) mas desta vez proposta, por incrivel que pareça, por negros!!!

Essa estupida proposta é a oficialização do racismo no Brasil!!!
Existe na biologia o conceito "raça" na espécie humana???
Afinal de contas, qual é a diferença entre negros e brancos???
E os brancos pobres não teriam direito as cotas???

Eu poderia escrever aqui inúmeras perguntas que mostrariam o grande passo atrás que o nosso país está dando com essa proposta.

Não posso me ausentar de dar a minha opinião a respeito disso.

Para mim, existem pessoas que estão querendo as facilidades da vida...
Sei, como professo de colégio público que fui, que existem alunos negros e pobres que estudam muuuuuito, e que jamais se submeteriam a essa SEPARAÇÃO para conseguir o que desejam, simplesmente pq ESTUDAM.

OBS:
Constituição da República Federativa do Brasil.
Título II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
Capítulo I
Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

Art. 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;
XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

3 comentários:

Anônimo disse...

Como aluna de escola pública q sempre fui, primeiramente do estado e depois federal posso afirmar q os méritos de uma aprovação são mto mais do proprio aluno do q da instituição.
Não posso negar q as escolas onde estudei me deram mto suporte, mas hj eu curso odonto na UFSM enquanto mtos de meus colegas continuam se arrastando no colégio ou nos cursinhos, sendo q alguns não conseguiram somar 50 questoes no vestibular. Vergonhosa essa situação, mas como explicar que uns tiram os primeiros lugares e outros os ultimos recebendo a mesma educação?
Por acreditar q aprovação depende mto de méritos pessoais sou contra as cotas, não acho q ngm tenha q ser beneficiado por cor de pele, ou pela escola onde os pais resolveram q o filho estude mas pela capacidade de cada um perante os desafios.

Emmanuel Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emmanuel Rocha disse...

Olá professor Rogério.
Tudo Beleza?
Cara, eu sou aluno seu no cursinho do G10 em São Gabriel.
Achei muito interessante sua opnião sobre as cotas, muito legal mesmo. É na verdade a mesma opnião minha sobre as cotas, mas eu nunca tinha me aprofundado tão "tecnicamente" nesse assunto.
Bem, estou gostando muito das suas aulas.

Ahhh.. e por favor, continue escrevendo que todos os dias passarei para ler ses pensamentos!


Abraços Rogerio, até Quarta!