segunda-feira, 21 de julho de 2008

Na teia das Aranhas!


Olhem que impressionante!

O homem ainda não conseguiu fabricar algo tão formidável como a teia de aranha, um material 6 X menos denso que o aço, mas 25 X mais resistente e com o 2X da elasticidade do nylon. Entretanto – com o avanço da biociência – institutos de pesquisa, governos e empresas de biotecnologia vêm buscando formas de sintetizar o produto e utilizá-lo em larga escala.
A teia de aranha, assim como as fibras nanoscópicas de carbono (conhecidas como nanotubos de carbono), é o material de maior resistência mecânica que se conhece. O diâmetro típico do fio da teia de aranha é de alguns décimos de milésimos de milímetro. A propriedade física que caracteriza a resistência mecânica de um material é a tensão de ruptura, definida como a razão entre a força aplicada ao material para seu rompimento e a área de sua secção transversal.
Algumas aranhas com massa da ordem de 10 g são capazes de ficar suspensas por um único fio. Avaliando-se a tensão mecânica desse exemplo, obtém-se um valor superior à tensão de ruptura típica do aço, o que significa que, se fosse feito dessa liga, o fio da teia não suportaria o peso da aranha.

O fio da teia de aranha é de tal modo resistente, que pode sustentar o peso do animal em uma extensão de 70 km, o que é impossível para um fio de aço nas mesmas condições.
A Dupont produz uma fibra orgânica - a Kevlar 49 -, usada na confecção de coletes à prova de balas, ela mesma, menos resistente que o fio produzido pela aranha.
Enquanto a tensão de ruptura de um fio de teia de aranha pode atingir até 4.000 MPa, o aço e a Kevlar 49 ficam bem aquém: não ultrapassam os 3000 MPa.

Em física, a Lei de Hooke (F=kx) expressa a relação de proporcionalidade que existe entre a força aplicada e a de formação de uma mola, através de sua constante elástica.


É muuuuita resistência!!!


Abraços a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bah, tri forte essas teia, vo faze umas criação desses bixos pra ganha uma grana!
Brincadeira XD

Gabriel, Bixo-noite