sexta-feira, 25 de maio de 2007

TRABALHO DE BIO!

Queridos alunos... escrevam aqui seus pensamentos sobre os artigos da Go Outside!
1- Texto sobre a água.
2- Texto sobre dicas de preservação do meio ambiente.
3- Texto sobre as Bikes.

Abraço a todos.

26 comentários:

Anônimo disse...

ÁGUAS TURBULENTAS

'Em 1998, morreram 36 em cada grupo de 1000 crianças brasileiras, em muitos casos devido a diarréias e outras doenças disseminadas pelo líquido contaminado. Não desperdiçar água e tratá-la antes do consumo é uma questão vital.'
A água sempre é vista como um dos recursos naturais renováveis e disponível a todas as nossas necessidades, porém já a algum tempo ambientalistas alertam para os existentes e possíveis problemas com ela.
A falta de acesso, o abuso da atividade pesqueira, principalmente nos oceanos, o desperdício, sua contaminação devido ao lixo, esgoto, invasões ao redor das reservas, desmatamentos e poluentes industriais e agrícolas, resultam em mudanças climáticas e habitats perdidos em nossa biosfera.
A população da China, por exemplo, deve crescer de 1,2 bilhão hoje para 1,5 bilhão em 2030, enquanto a demanda por água deve crescer 66% no mesmo período.
*Curiosidades
- Uma descarga sanitária gasta aproximadamente 12 litros de água; aproximadamente 230 por dia
- Uma lavagem de roupa à máquina consome aproximadamente 130 litros de água;
- Durante 15 minutos com a mangueira aberta pode se gastar até 280 litros de água;
- São gastos para lavar um carro por meia hora 260 litros de água;
- Lavar a calçada com mangueira, por 15 minutos se gasta 280 litros de água;
- Escovar os dentes por 5 minutos com a torneira aberta gasta-se 12 litros de água;
- Um banho consome aproximadamente 90 litros de água;
- Lavando mãos e rosto gasta aproximadamente 20 litros por 15 segundos;
- Lavar a louça consome 128 litros de água por vez;
Um dos principais fatores que aumenta a preocupação com a falta de água nos próximos anos é o aquecimento global - alguns cientistas prevêem um aumento na ocorrência de secas e o surgimento de mais desertos.
Enfim, segundo a ONU, A escassez de água deverá atingir, dentro de 25 anos, mais de três mil milhões de pessoas. Saber quando é que se pode ficar sem água depende do país onde se vive. A falta de água é já apontada como a principal causa de conflitos e guerras no futuro.

Espero q tnhas gostado! ;P
ahuiah
beeeijos ateh õ/

Anônimo disse...

E UM VIVA PARA AS MAGRELAS!!!

"Conheça as vantagens do uso da bicicleta.
Quem pedala mantém o corpo em atividade sem hora marcada para isso. Economiza grana - já que diminui gastos com combustível, manutenção e estacionamento - e tempo: não fica refém dos congestionamentos e já sai sabendo que horas chegará ao seu destino. A energia é gasta para girar os pedais, e não para almadiçoar o semáforo que abriu e fechou, e você não andou. Num simulado batizado de Desafio Intermodal, realizado no Rio e em São Paulo, quatro pessoas saíram para fazer um mesmo trajeto de moto, bicicleta, carro e transporte pùblico(ônibus + metrô e trem + metrô). A bike foi a segunda colocada, chegando poucos minutos depois da motoca.
A Bike é reconhecida como meio de transporte e citada no Código de Trânsito Brasileiro inùmeras vezes. Os divesos artigos responsabilizam as autoridades de trânsito federais, estaduais e municipais a cuidar da segurança dos ciclistas e indicam a gravidade da multa aos motoristas que fecharem, ameaçarem ou não derem a preferência ao ciclista. A contrapartida é que, sendo reconhecida como trasporte, a bike deve seguir as mesmas leis de trânsito que regulamentam o fluxo de veículos motorizados - e isso inclui não andar pela calçada, nem na contramão.
Para tentar garantir os direitos dos ciclistas e tornar as cidades menos dominadas pelos carros, as administrações municipais vêm estabelecendo leis como a do vereador Francisco Macena, sansionada pelo prefeito Gilberto Kassab em fevereiro. Ela garante, enter outras coisas, que toda nova avenida na cidade deverá ter uma ciclovia, estacionamentos para bicicletas em determinados pontos, e que ciclistas tenham acesso e transporte em vagões especiais de trens e metrô."

Vlw por terem lido espero q tenham gostado. Abraço

Anônimo disse...

Texto sobre as Bicicletas...

Quem disse que as bicicletas não serão o transporte do futuro? Não Sabemos, porém, sabemos que do jeito que está, não dá!!! Poluição em massa contribuindo principalmente para o aquecimento global e a saúde das pessoas, engarrafamentos quilométricos, acidentes a cada minuto, seqüestros relâmpagos todo dia, e tantos outros problemas que, hoje em dia, são muito comum nos grandes centros e até em pequenas e médias cidades. Entretanto, se adotássemos a bicicleta como veículo do dia-a-dia, com certeza esses problemas iriam reduzir no mínimo 80%. Como exemplo temos a China que, em especial o leste, que existe um predomínio de planícies, possui mais de 500 milhões de bicicleta circulando pelas cidades. Quem nunca reclamou de uma “graxinha” ali, um pneuzinho “saltando para fora” da camisa, uma celulite nas pernas? Esse também é um efeito da “bike”: ela define os músculos utilizados na pedalada, ajuda a emagrecer, a ter um controle maior da respiração, e muitos outros resultados. Por outro lado, penso que as bicicletas não seriam adotadas pela população caso morassem em uma cidade como Santa Maria, ou seja, cheio de subidas e descidas. Outro fator de adotar a bicicleta como veículo principal de transporte seria o preço, pois uma bicicleta “normal” custa em torno de R$ 300,00, o que seria bem mais viável financeiramente do que comprar um carro, que custa mais ou menos 100 vezes mais. Enfim, a adoção da bicicleta como meio de transporte, no meu entender, só traria coisas boas e, portanto, poderia ser adotada por pessoas que morassem em centros que propiciassem o uso dela.

Fim! \o/ hehehehe... faloou

Anônimo disse...

DICAS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE...

Mundialmente fala-se sobre o famoso “aquecimento global”. Dezenas de cientistas buscam as causas e apontam as conseqüências que o problema trará para o homem e para o nosso planeta, mas pouco sabemos o que podemos fazer para amenizá-lo.
Grande parte das soluções depende do governo, mas cada um de nós pode contribuir realizando pequenas ações no nosso dia-a-dia: optando pelas latinhas de alumínio; não jogando óleo de cozinha pelo ralo, pois contamina os lençóis freáticos; doando o papel não utilizado para a reciclagem; apoiando empresas, produtos que neutralizam seu impacto ambiental...
O que geralmente acontece é que as pessoas desconhecem o prejuízo que causam à natureza e acabam não optando por essas ações. Outro fator importante é o custo mais elevado de alguns produtos ecologicamente corretos.
Para que possamos contribuir com a melhoria do nosso planeta é importante a conscientização de todos da necessidade da mudança dos nossos hábitos. Felizmente já existem empresas no mundo todo que realizam essas ações, como é o caso da Natura, no Brasil.

Anônimo disse...

Em busca de uma vida mais saudável sobre rodas!

Bom, hoje em dia cada vez mais percebemos o crescimento de engarrafamentos, acidentes e problemas que envolvem carros. As cidades cada vez ficam menores para tamanho fluxo de carros. O carro é um meio de locomoção que hoje não é tão rápido, pois em todos os lugares o que vemos são extensas filas de carros congestionados. Surge então a bicicleta, ó a bicicleta, um dos meios mais saudáveis de locomoção. A bicicleta é boa para manter a forma, para ganhar resistência e para ter uma vida mais saudável, mas o fator principal dela é que ela não gera poluição nenhuma, é um meio que não causa danos ao bioma(só se você andar pelos gramados das praças). A qualidade de vida está cada vez mais difícil de ser obtida, pois a poluição de certa forma causa problemas como stress, dores de cabeça, e vários outros problemas. Um outro problema que tem como solução a Bicicleta é a poluição sonora, pois a bicicleta é um meio silencioso de locomoção. Em algumas cidades da Holanda se percebe o intenso movimento de bicicletas, várias crianças indo para a aula de bicicleta e homens indo trabalhar de bicicleta também. Dar umas pedaladas por dia faz bem para o mundo e para nós mesmos, uma vida saudável é necessária. Todos pedalando para um mundo melhor!

Espero que curta o texto, e espero que mais pessoas tomem a mesma iniciativa que tu, as bicicletas vão ajudar muito nesse big problemão do Aquecimento Global! Abraço...

Anônimo disse...

Texto 3

UM CARRO A MENOS

Este texto tem uma linguagem muito direta expondo as idéias de trocarmos os carros poluidores, pelas bicicletas. A reportagem mostra que o mundo é movido pela industria automobilística e como somos dependentes deste. Os carros em is são grandes poluidores do mundo, pois em quanto estão ligados, estarão produzindo o temido monóxido de carbono (CO) um grande contribuidor para o “aquecimento global”.
A partir daí o texto entra com a importância de nós seres humanos, começar à conscientizarmos que precisamos diminuir a emissão de gases poluentes. E isso pode começar com a troca do carro, ônibus, moto... Pela bicicleta.
Em grandes cidades a bicicleta esta sendo, usada principalmente para o deslocamento ao trabalho. Está “inovadora fonte de transporte”, é adotada por muitos habitantes, que trocaram o trânsito irritante, por uma tranqüila pedalada. Mas apesar da conscientização do brasileiro, as prefeituras estão deixando a desejar. Isto esta acontecendo na cidade de são Paulo, a onde há vários projetos e campanhas elaboradas por ONGs para a construção de uma ciclovias. Para termos uma idéia, a cidade de São Paulo possui 19 milhões de habitantes e tem apenas 200 mil viagens de bike diariamente, já o Rio de Janeiro possui 12 milhões de habitantes e tem 217 mil viagens de bike diariamente, sendo a segunda maior rede de ciclovias da América Latina, com cerca de 140 Km.
A diferença de bikes ativas entre as duas cidades é pouco, mas em relação ao número de habitantes é muito grande, ou seja, há pouca ciclovia em São Paulo.
A reflexão que devemos ter é de que, se cada um trocar a ida ao trabalho, ao parque, a praia, ou em qualquer lugar perto da sua casa por uma bike, diminuiríamos a emissão de gases e muito: no Brasil e no mundo.

Vlw Rogério
Abraço

Tales Giacomini
231

Anônimo disse...

Sobre a reportagem "Águas Turbulentas":

A água para nós pode até ser algo banal de certo modo, mas não funciona assim no mundo inteiro. Muitas pessoas não têm acesso à água ou simplesmente não podem consumi-la devido ao alto nível de poluição dela. A medida inicial é investir em saneamento e fiscalizar indústrias de forma rígida para que os reservatórios de água não sejam tratados como latas de lixo. Isso é uma grande ajuda pra evitar a propagação de doenças.
No caso específico dos oceanos, é importante controlar a pesca excessiva que está destruindo a vida de peixes e de outros seres, causando um desequilíbrio naquele ecossistema. Claro que isso não é referente aos tradicionais "pescadores de final de semana", mas sim aos que utilizam grandes redes e puxam inúmeros peixes de uma forma descontrolada.
Outro aspecto geral é o cuidado com a emissão dos gases estufa (o que já não é novidade pra ninguém, embora seja sempre bom comentar deles), pois o aquecimento global gerado por eles pode vir a alterar o famoso ciclo da água, gerando sérias mudanças climáticas no mundo inteiro.

Enfim, as soluções existem, só que é necessário maiores investimentos. Organizações com uma visão voltada para o futuro já estão tratando com cuidado sobre essas questões da água, até porque esperar pra "ver no que vai dar" pode resultar em gastos maiores ainda do que estão investindo atualmente, isso sem contar em conflitos gerados pela escassez da água, tal como vemos hoje por fontes de energia como o petróleo, afinal quem iria imaginar antigamente que um dia os países estariam disputando algo que até então era tão abundante? Vamos ver se o ser humano não comete o mesmo erro novamente.

Anônimo disse...

DICAS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

A preservação dos elementos bióticos e abióticos dos ecossistemas, além dos recursos naturais, são indispensáveis para o equilíbrio do homem com a natureza, pois sem estes elementos, é impossível a sobrevivência humana. Neste sentido, a educação ambiental deve começar nas escolas. As crianças no processo de aprendizagem e formação escolar, podem muito cedo aprender a preservar e a entender a importância dos recursos naturais para nossa vida.
Os centros urbanos tem sofrido muito com o aumento populacional, fato este que está diretamente relacionado com o desequilíbrio ambiental em nossas metrópoles. A cada ano as reservas de alimento precisam ser garantidas fazendo com que a pressão do homem sobre a terra aumente cada vez mais, objetivando sua expansão para a agricultura. Mais gente consumindo, mais lixo sendo gerado, e assim por diante. A educação ambiental é de vital importância para o aprendizado deste equilíbrio. Além do preocupante crescimento das populações, é preocupante como o homem administra mal os recursos naturais e a biodiversidade. Desmatamentos, queimadas e poluição das águas com despejos industriais e domésticos, são alguns exemplos da má utilização dos recursos naturais; o homem polui a própria água que ele utilizará. Nossa espécie não sabe preservar; ela mesma desequilibra e não pensa no amanhã, nas gerações futuras que ainda utilizarão estes recursos. Desta forma, podemos afirmar que os direitos do homem com relação ao meio ambiente, ele mesmo não os preserva adequadamente, o que pode gerar um antagonismo quando o mesmo homem requer cidadania.

Vlw abraço

Unknown disse...

Um Carro a Menos

A reportagem trás um assunto que a primeira vista parece ser algo que não venha a ter uma grande importância em nosso dia-a-dia, mas é bem ao contrário.Ela fala da vantagem de se trocar um carro por um bicicleta, algumas pessoas devem achar isto um grande absurdo pois com isso estaríamos regredindo diante da nossa nação, deixando de usar um carro e passar a usar uma bicicleta. Mas a verdade é que se pelo menos algumas pessoas que atualmente tem um carro para fazer percursos não tão longos começarem a usar a bicicleta para fazer os seus percursos isto alem de ser bom para a sua própria saúde ainda vai beneficiar o nosso planeta porque vai ser um carro a menos para poluir.
Só que esta modificação não é tão simples assim, as pessoas tem que encaixar a bicicleta no seu dia-a-dia e alem disso tem que fazer com que os motoristas dos carros e motos te respeitem dentro da rua, isso também não é nada fácil porque eles vão sempre querer se impor diante de uma bicicleta, mas se houver uma grande quantidade de bicicletas circulando isso pode mudar.
Hoje em dia seria muito importante se pelo menos uma vez na semana você pudesse trocar o carro pela bicicleta, alem de diminuir grandes engarrafamentos você vai estar ajudando o planeta e a você mesmo tendo uma atividade física. A bicicleta seria uma grande solução para esses problemas, adote uma você também.

Falou Rogério!
Abraço

Guilherme Denardin
T: 231

Anônimo disse...

Mais do que nunca o aquecimento global foi tão discutido e debatido como nos dias de hoje, e o principal causador deste efeito é o automóvel, que é responsável por 70% da poluição urbana.
Perdendo apenas para as motos, a bicicleta é o segundo meio de transporte mais rápido, não liberando carbono na atmosfera, e fazendo bem para a vida dos ciclistas, mantendo o corpo em atividade.
Como construir uma ciclovia é difícil, o jeito é os ciclistas invadirem as ruas, e fazer os motoristas se acostumarem e respeitarem os ciclistas, pois ambos têm os mesmos direitos, apenas as leis de ciclismo variam de cidade para cidade.

bejoo

Anônimo disse...

"Vou escrever o que eu acho mais importante sobre o que li, não vou citar coisas faladas no texto(copiar)"

Comentário: Na minha opnião o texto expressa muito bem as vantagens, o bem que ela faz para as pessoas e para o mundo.
O texto tenta concientizar as pessoas para trocar o meio de transportes que usam combustiveis poluidores, para a bike que usa a energia do corpo e a força muscular, que não causa nenhum tipo de poluição e ainda faz bem a saúde ao físico pelo exercício feito enquanto se locomove com a bike.
Ainda andado de bike não gasta dinhero para abastecer ou para pagar a passagem, e a bicicleta tem muito menos custo do que um carro ou uma moto, a moto também é rapida mas polui muito com emissão de gases pela queima de combustiveis e também para manter uma bike é muito mais barata porque ela não precisa ser abastecida e a manutenção é muito mais barata comparada aos de antes.
Aconteceu uma pesquisa para ver qual se locomovia mais rapido de um mesmo local até outro entre vários tipos de meios locomotivos, carro, moto, bicicleta e transporte público, a bicleta ficou em segundo perdendo só para a moto que causa poluição.Então veja essas vantagens para você e para o mundo.
No texto também é comentado sobre as mudanças na legislação começando por um prefeito que na sua cidade toda nova avenida deve ter uma ciclovia, lugar para deixa-la, e que os ciclistas tenham até lugares em vagões de trens.
Nas leis o lugar na bicicleta no trânsito está mais que garantido. E também com essas leis os ciclistas tem que respeitar o lugar das pessoas caminhar, o trânsito e nao deve andar se enfiando pelos cantos para evitar acidentes( os ciclistas também tem responsabilidades).
Com isso tudo, a diminuição do uso dos automoveís para o uso da bike diminui gradativamente a emissão dos gases poluidores, que causam o ||||||||||||AQUECIMENTO GLOBAL||||||||||| , por isso faça essa troca você também assim diminui a poluição e você pode se locomover mais rapido e com bastante segurança sendo cauteloso.
Então ajude você também a concientisar as pessoas, começando por sua familia, amigos e seu próximos.
---AJUDE VOCÊ TAMBÉM---

Anônimo disse...

Uma bicicleta,duas rodas e uma grande transformação na humanidade.


As grandes metrópoles enfrentam sérios problemas com a grande quantidade de liberação de gases poluentes(que provocam o agravamento do aquecimento global) e com imensos congestionamentos de carros e motos.A bicicleta além de ser “um carro a menos” nas ruas, é um meio de transporte prático e saudável, que só perde para as motos quando o assunto é rapidez para trajetos urbanos.Quem pedala pelas ruas, economiza tempo(não precisa ficar parado horas no transito com engarrafamentos) e dinheiro,já que, não gasta com combustível e nem tanto com a manutenção que é certamente mais cara com os automóveis.
As bicicletas são abordadas claramente no código de transito brasileiro, e assim são classificadas como um meio de transporte.Sendo assim, devem respeitar as leis e normas para garantir o seu lugar em meios as ruas e veículos.Esse é um tema que pode ser amplamente discutido,pois, as bicicletas não ganham o seu merecido valor como meio de transporte e nem é respeitada pelos outros motoristas.Adeptos desse meio de locomoção afirmam que “os motoristas precisam sentir no bolso para começar a respeitar as bikes nas ruas”, ou seja, deve ser exigido o pagamento de multas por parte dos negligentes.
Outro sério problema é com as ciclovias, que deveriam existir para facilitar a utilização da bike pelos usuários nas cidades.As ciclovias só podem ser construídas depois de muitas etapas e de estudos para avaliar a demanda do transito e a disponibilidade de construção.Toda essa burocracia só atrasa o processo de melhoramento das vias urbanas.
Deixando de lado os problemas, enfatizo mais uma vez os benefícios desse meio de locomoção que não polui,só faz bem para a saúde, já que, se trata de um exercício físico.Em cidades como Amsterdã na Holanda,o índice de mortes relacionado ao transito é cinco vezes menor que no Brasil, devido á cerca de 80% da população possuem uma bicicleta e a utilizam regularmente como meio de transporte.Então deixe seus pré-conceitos de lado quando o assunto é bike e faça a sua parte para construir um mundo melhor.

Grato, Maurício Ortiz

Anônimo disse...

Sobre a reportagem: "Águas Turbulentas".

A água hoje em dia é utilizada sem preocupação, como em excesso para lavar, entre outros meios, sendo que há muitos que ainda nem ao menos tem acesso à ela, por falta de instalações sanitárias causando alta poluição, já que muitos resíduos de fabricas e esgotos jogadas nos rios não são tratadas. A pescaria excessiva e sem controle também é um fator a ser considerado, pois acaba ocasionando poluição por emissão de carbono na água e "zonas mortas".
O aumento na temperatura ocasionará enchentes cada vez maiores até inundarem cidades, necessitando diminuir o índice de emissão de gases CO². Para as grandes represas(hoje maioria da energia do Brasil) são considerados os impactos ao meio ambiente negativos maiores que os benefícios de serem usadas.
Em primeiro lugar pensamos..."fazer o mais barato, afinal a grana ta curta", mas esse "barato" pode sair caro logo mais, pois o investimento, no caso é a longo prazo, considerando o meio ambiente, depois tendo que gastar muito mais para recuperar o que já foi perdido como se prevê para as áreas já esgotadas. Devemos se conscientizar um pouco mais agora para podermos viver e garantir um futuro para nossos filhos e netos evitando de nascerem em uma mundo "destruído"

Bruno Cassol
T:231

Anônimo disse...

Saúde + Meio ambiente Versus Infra-estrutura + Interesses

As várias vantagens que se tem ao andar de bicicleta muitas vezes, são igualadas às desvantagens. Podemos achar a causa pra isso tudo no período de industrialização, quando não havia preocupação com congestionamentos e muito menos com a questão ambiental.
Ao passar dos anos, com a urbanização e o aumento da presença dos automóveis, a procura de meios de locomoção alternativos cresceu, mas a adesão a esses foi baixa. Essa procura, hoje, está mais forte do que nunca. Com o aumento dos problemas no trânsito e o fator ambiental, muitas pessoas já estão mudando seus hábitos, trocando carros particulares por transporte coletivo e/ou pelas bicicletas.
A bicicleta pode ser a solução para muitos problemas de saúde pública causadas pelo sedentarismo, pelo stress no trânsito, e problemas de respiração com a poluição do ar devido à emissão de monóxido de carbono, lançado na atmosfera pelos automóveis. A bicicleta ainda pode ser a solução dos congestionamentos e problemas urbanos causados pelo trânsito. Ir para o trabalho pilotando uma “magrela”, pode representar ganho de tempo, melhoria no humor e consequentemente um dia melhor de “trampo”.
Todas essas vantagens de trocar o carro pela bicicleta terminam na falta de infra-estrutura e nos interesses capitalistas. Muitas vezes, projetos de ciclovias são parados ainda na fase inicial de desenho. A forma como as cidades foram formadas, destinando os espaços para vias usadas apenas pelos carros, espremendo os pedestres em pequenas calçadas e as bicicletas a lugares algum, é uma das causas pelas quais as ciclovias não consigam ser finalizadas. Com isso a falta de segurança dos ciclistas torna-se inviável uma adesão maior por parte dos moradores das grandes cidades. O interesse dos grandes empresários em vender o produto que der maior margem de lucro, que continua sendo o automóvel, contribui ainda mais, para que as ciclovias de fato, nunca saiam do papel.
Eu acho que só haverá consenso e total apoio à mudança da rotina das pessoas, na hora que tudo irá tornar-se inviável e haverá necessidade dessa mudança. Enquanto isso continuará nas cidades os problemas no trânsito, e a venda dos produtos que resultam em maior ganho às pessoas.

Anônimo disse...

ÁGUAS TURBULENTAS

Nosso planeta é o “Planeta-Água”, como muitos dizem. Mas a maioria da água existente é água salgada, água do mar. A água doce não é tão abundante assim. Temos os rios, as geleiras (que estão sumindo, devido ao aquecimento global, também causado por nós), os aqüíferos... E segundo alguns dados, aqüíferos representam mais de 90% da água doce disponível no mundo, e o homem já está contaminando. Além de estar explorando-os demais, em muitas áreas explora-se mais água do que o aqüífero recebe.
São muitas as soluções para amenizar o “esgotamento” da água no planeta. Mas as soluções não adiantam se nada se não são postas em prática. Na verdade, falta a conscientização das pessoas que não dão a mínima importância se seus filhos ou netos terão água potável para beber. E também, é notória uma certa falta de atenção das autoridades em relação à água e à educação das pessoas para que não a desperdicem.
A ignorância de algumas permite que elas pensem que por nosso planeta ser ‘dominado’ por água, nunca vamos morrer de sede.
Mal sabem elas que a água é um recurso limitado e que boa parte da população humana não tem acesso à água potável e também não sabem que essas mesmas pessoas que não tem acesso à água limpa, contraem e morrem de doenças que são transmitidas através da água suja e contaminada que têm de consumir. Além disso, temos que avisá-las, que caso nos reste somente a água do mar, ela valerá mais que ouro! Hoje brigam por petróleo, amanhã brigarão por água.
Existem muitas soluções, muitas causas, causadores... mas temos que entrar em ação, fazer a nossa parte. Afinal, água é VIDA, e sem água não teremos condições de sobreviver. Hoje acabamos com a água, e quem pagará serão nossos filhos e netos, como vingança da natureza.

Ficou meio podre, mas tentei expor a minha opinião sobre isso. Espero que tu compreenda alguma coisa! ;DD

Anônimo disse...

UM CARRO A MENOS

A bicicleta é um meio de transporte que está deixando de ser alternativo para virar o melhor modo de chegar mais rapido em seu destino. Além de se exercitar, vai economizar dinhero (pois não vai precisar de gasolina, estacionamento..), a bicicleta ainda ajuda em uma questão importantissima de hoje em dia, o aquecimento global, pois ela não solta nenhum gás poluente, enquanto os carros são responsáveis por 70% da poluição urbana.
O Brasil deve seguir o exemplo de países desenvolvidos como a Holanda,pois lá o principal meio de transporte é a bicicleta, todos a usam para ir a todos os lugares. Espertos são eles que chegam mais rapido, e ainda curtem um ventinho nos cabelos e o ar puro.

Anônimo disse...

Sobre: Águas turbulentas
Os problemas do solvente universal afetando tanto países ricos como pobres são um alerta para que o ser humano tome consciência e volte a proteger a natureza. Tanto a falta ou o excesso desequilibram o meio ambiente.
Atualmente, 2,5 bilhões de pessoas no mundo, não têm saneamento básico tendo por conseqüência vários tipos de doenças tidas como graves gerando um alto índice de mortes. A ONU tem por objetivo até 2015 reduzir a metade o número de pessoas com esse tipo de carência.
Os oceanos com seu ecossistema agredido pela pesca excessiva e a poluição criou lugares impróprios para a sobrevivência dos peixes. Com isso, as populações estão cada vez menores. As iniciativas estão sendo tomadas para que melhore essa situação, mas a maior parte das águas costeiras ainda tem pouca ou nenhuma proteção.
Esse desrespeito que o homem está fazendo com a Terra, chamado de poluição (dejetos tóxicos, esgotos não tratado, produtos químicos, entre outros) afeta diretamente as águas subterrâneas, e a recuperação para isso tudo levará muitos anos. Uma saída seriam construções de usinas de tratamento da água e limpeza do lixo industrial por todo globo.
Com a apresentação desse quadro, a natureza não deixaria de reagir como, por exemplo, com o aumento da temperatura global. Apressando o grande assunto debatido em jornais e revistas: aquecimento global. O recurso usado como “saída de emergência” seria diminuir a emissão dos gases prejudiciais ao meio.
Represas hidrelétricas abastecem e trazem conforto a grande parte do mundo sendo presentes em 60% dos maiores rios do mundo. Porém provoca insatisfação às pessoas que moravam no local, os animais que ali o seu habitavam, as árvores desmatadas por fim da construção dentre outros prejudicados. Para a regeneração já foram feitas derrubadas de represas com bons resultados devolvendo parcialmente o original cenário.
Esses habitats invadidos pela ação do homem estão tendo como resultado a extinção da água (em rios, lagoas) de várias espécies de animais e plantas. É necessário uma eficiência nos serviços ambientais pois sem água não existirá vida alguma.

Anônimo disse...

O uso da bicicleta como meio de transporte de média e curta distancia tem se destacado ultimamente por trazer inúmeras vantagens ao homem e ao meio ambiente. O homem se beneficia principalmente pela atividade física, pela diminuição do stress do trafego, pela economia de dinheiro e muitas vezes pela economia de tempo; O meio ambiente pela não emissão de poluentes na atmosfera.
O meio de transporte mais utilizado hoje em dia é o carro, que emite 70% da poluição urbana. Além de poluir, o carro é um fator estressante, devido ao trafego muito grande de automóveis nas ruas que gera engarrafamentos e conseqüentemente atrasos na vida dos cidadãos. Mesmo com todos estes contras ao uso intensivo dos carros, estes dominam o meio dos transportes, devido à falta de incentivo e reconhecimento de outros transportes.
Em relação às bicicletas, o incentivo do estado é praticamente nulo e as vias de trafego não são nada apropriadas para uma utilização constante, apesar de serem reconhecidas como meios de transporte e citas no Código de Transito, o que é de conhecimento de poucos.
A inserção das “bikes” no cotidiano de transporte brasileiro, não é apenas uma questão de criar ciclovias, é uma questão cultural, econômica e social. É necessário que ocorra uma conscientização do povo em relação aos cuidados com seu corpo, mente e com o meio ambiente, propiciando, assim, melhor qualidade de vida as próximas gerações.

Anônimo disse...

Vanessa Bonotto

Um Carro a Menos

Decidi falar sobre esse assunto porque achei o mais viável,principalmente para os estudantes,afinal todos sabem andar de bicicleta.
Segundo o que pude perceber o uso das magrelas evita tanto stress no trânsito,ajuda a manter a forma,já que um dos outros maiores problemas mundiais é,principalmente no EUA,a obesidade..Mas isso é um outro assunto que no momento não convém. Voltando as bicicletas além de ajudar na forma e possibilitar melhor qualidade de vida e serem mais econômicas elas também não poluem!
Acredito que essa decisão influirá mais na juventudo porque pessoas mais velhas tendem a não poder ter esse hábito,coisa que discordo porque acho relativo a falta de prática,se todos usassem mais as bicicletas teriam com certeza uma velhice muito mais saudável,teriam mais disposiçao e energia eobiviamente menos doenças.
As magrelas se associam a uma diminuição de poluentes e a uma qualidade de vida. Mas e o sistema de trânsio está adaptado para elas? Sim segundo os dados da revista o sistema inclui as bicicletas, o que é excelente e nao deixa dúvidas de que não existe dificuldade alguma para utilizar esse tio de transporte.
Lógico que não é tão simples assim porque ainda existe muito preconceito,principalmente em nosso país. Fato é que esse tipo de investimento precisa de apoio, não digo que todos devem vender o carro ou coisas do tipo mas acho muito interessante começar a fazer essa troca e deixar o carro ou outras formas de locomoção para os dias em que eles realmente são necessários.
Muitos dizem que isso só daria certo em outros países como de fato funcionam a exemplo da Holanda,Bogotá e outros citados,mas temos Aracujo que recebeu em 2005 o prêmio concedido pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores e Importadores de Peças e Acessórios (Abradibi) como reconhecimento do projeto de ciclovias, o qual teve ínicio em 2001.
Fiquei feliz em ver o relato do paulista que trocou o carro pelo bike e acredito que é um projeto muito bom,ainda mais para nós que moramos em uma cidade pequena e não em São Paulo!


Vanessa Bonotto

Anônimo disse...

Sobre as Bicicletas:

Não só um efeito saudavel a bicicleta tambem traz à seus usuarios a rapidez em grandes centros urbanos que hoje em dia existe mto trafico de carro etc...
será que nao seria um meio apropriado e ateh mais seguro de todos nos optar para irmos pra escola e trabalhar? e ao mesmo tempo praticar exercicios que podem ser fundamentais na nossa saude...
e alem disso contribuiremos para a prevenção do assunto mais debatido no mundo ambiental de hoje: a poluição causada por demasiada liberaçao de gás carbonico na atmosfera que leva a agravar o efeito estufa, a principal de ambientalistas a respeito de um mundo futuro.
o simples ato de deixar de lado um pouco seu carro e andar em uma bicicleta contribui muito para a sua cidade como fala na reportagem "um carro a menos" pouco a pouco todos devemos pensar em mudar para este meio tao eficaz na nossa vida é o passado das bicicletas zelando por um futuro ainda com elas mas tbm com saude e vida no planeta...

feito professor Rogerio... ta ai o que eu penso sobre as bicicletas... pena eu morar tao longe do colegio hauehauheau...
feito

Anônimo disse...

Lendo o texto realmente me dei conta de que a bicicleta ajuda muito as pessoas a se locomoverem, muitas vezes não vão a alguns lugares porque não tem carro, mas basta se programar e sair a pé ou até mesmo de bicicleta um pouco antes que você pode ir a qualquer lugar.
Quando era criança morava em uma cidade do interior e lá todas as crianças tinham bicicleta e com isso podíamos ir em qualquer lugar da cidade, mas agora em Santa Maria percebo que andar de bicicleta é ate um problema porque como a cidade é maior os motoristas(carro) não tem muita paciência para ficar atrás de uma bicicleta , mas se todos utilizassem bicicletas viveríamos mais em harmonia poluiríamos muito menos e andando de bicicleta ainda estaríamos melhorando nossa saúde já que pedalar é um exercício físico muito bom.
Pedro Afonso Zavagna

Anônimo disse...

A reportagem fala sobre a troca do automóvel pela bicicleta como meio de transporte. Alem de ser uma forma muito benéfica para nosso corpo, pois trabalha músculos e nosso preparo físico, essa troca também ira trazer benefícios para o nosso planeta. Cada carro que for tirado do transito já é uma grande vantagem, porque este deixará de poluir a Terra, se cada um pensar dessa forma, conseguiremos que nosso planeta seja cada vez mais lindo!

Thomás Rossato

OBS: Trabalho ATRASADO

Anônimo disse...

MAIS MAGRELA E MENOS CARRO

Eu acho interessante a proposta de que as pessoas devem comesar a andar mais de bicicleta pois eh um meio rapido e nada poluente eh importante as pessoas se consientisarem do caos que a poluiçao dos carros esta causando, fora q andar de bicicleta eh um otimo exercicio fisico e bem rapido como um carro, ou seja, andar de carro traz as vezes alguns desconfortos oq torna a bicicleta mais aproprida pra o uso diario do q um carro gordo, grande e poluente
ahushaushuahsuhaushuahs

espero q leiam
valeu ai
escrevi atrasado ok

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Umas das maneiras de diminuir o problema ecológico do mundo é utilizar, em nossos dia-a-dia, materiais que possam ser reutilizados, podendo assim ser vendido como peças de artesanato, diminuindo assim o numero de coisas feitas industrialmente, e conseqüentemente diminuindo o funcionamento de industria em certas áreas, liberando assim o meio ambiente algumas porcentagens de gases que o prejudicam.
E, na maioria das vezes, utilizando um material reciclado ou que possa ser, posteriormente, reciclado, alem de ser o mais ecologicamente correto (juntamente com outras ações como a coleta seletiva) acaba por sair mais barato para o comprador e também para a natureza.

Unknown disse...

Magrelas comandam. Bom o texto esplica os vários benefícios da troca do automóvel pela bicicleta. Além de diminuir os engarrafamentos na cidade e preservar 100% mais o meio ambiente também fortifica os músculos da pessoas e ajudará pessoa com problemas de emagrecimento. Na minha opinião temos que começar a fazer a troca AGORA começando por nós mesmos que daremos o exemplo e incentivaremos nosso amigos familiares e colegas a fazerem o mesmo. Eu dou o meu exemplo que amanha mesmo estarei indo comprar pneus e câmaras novas para minha magrela hehehe. Bom concluindo a idéia das magrelas é ótima e uma das mais viáveis contanto que os motoristas também aprendam a conviver com elas para evitar acidentes maiores. Cabei =) heaheah.

Acho q eras isso sor abraçao ;D
i tah atrasado :P hehe fui