segunda-feira, 23 de junho de 2008

O LIXO!


O LIXO:

O que pode acontecer se não tomarmos vergonha na cara e cuidarmos do nosso lixo???


Lixo domestico, adubos sintéticos, defensivos agrícolas (inseticidas, fungicidas e herbicidas), esgotos, dejetos das industrias, de couros, e outras...


O que estamos fazendo com o nosso mundo...
Os depósitos de lixo a céu aberto levam à proliferação da população de ratos e insetos, e representam um grande acumulo de matéria orgânica. Essa se decompõe e produz o chorume um composto líquido altamente tóxico que penetra no solo, contaminado a si e aos lençóis freáticos.

As conseqüências são a contaminação da população que usa essa água para consumo quando ela não é tratada, obtida diretamente de poços particulares. Além disso, essa água contaminada também pode causar doenças nos animais que a consumirem. Outro problema é que o chorume acidifica o solo, tornando-o problemático para a produção agrícola, necessitando fazer correções, a calagem.


Existem várias maneiras de se eliminar o lixo, a fim de evitar pragas e o chorume, que são a incineração, a compostagem, etc.

1 - A incineração é a queima direta do lixo em fornos especializados de altas temperaturas. O inconveniente é a poluição atmosférica, pela liberação principalmente de gases carbônicos. É ideal para o lixo hospitalar, rico em microrganismos muito fortes, como vírus.

2 - A compostagem é o processo de decomposição fermentativa de lixo orgânico, o resíduo da cana, restos de alimentos, fezes, etc, para ser utilizado depois como fertilizante na agricultura. No meio urbano é muito utilizada essa técnica. Uma variante da compostagem é a formação de biodigestores, que são reservatórios geralmente no solos, bem impermeabilizado, onde são jogadas as fezes, urina e outros compostos orgânicos para fermentarem, obtendo assim gás metano para fogões, geladeiras, luz, etc e adubo orgânico.
3 - Os Aterros sanitários é uma alternativa de grande eficiência para as grandes cidades. O aterro é uma grande buraco no solo, impermeabilizado com concreto e piche, para conter o chorme principalmente. A cada camada de lixo orgânico despejada aplica-se uma camada de terra também, terraplanada, e assim sucessivamente.

Boas soluções existem!!!

Temos que separar nosso lixo em casa....e cobrar dos governantes atitudes que protejam nosso meio.

Abraço a todos!

Nenhum comentário: